19/11/2023 14:30
Convidamos o público a assistir ao episódio 08 da série História da Alimentação no Brasil - Dieta Africana. A exibição será seguida de uma aula show* com Patty Durães, que vai nos ensinar ao vivo como fazer um Pirão à Baiana com quiabos grelhados. *Até 50 vagas serão distribuídas pela ordem de chegada. “Nesta aula, mergulharemos a fundo nas raízes afrodiaspóricas, que têm um papel central na incrível cultura alimentar brasileira. Vamos cozinhar e degustar o Pirão à Baiana como uma expressão viva dessa herança cultural. A jornada será temperada pelo uso do dendê, do leite de coco, do quiabo, da pimenta malagueta, das especiarias, da farinha de mandioca, da colher de pau, do pilão e da panela de barro. Ao prepararmos juntos esse prato, vamos nos conectar com nossa história, degustar e honrar a memória da afroancestralidade.” Patty Durães PATTY DURÃES Pesquisadora de culturas alimentares especializada na influência das heranças afrodiaspóricas na culinária brasileira, dedica-se a entender como a comida é parte integrante da cultura de um povo, e como a diversidade cultural e étnica do Brasil é refletida em sua culinária. É TEDx Speaker com Vamos descascar mais e desembalar menos e autora do curso autoformativo Muito além da boca: um passeio transatlântico pela comida afrodiaspórica no Brasil, além de intermediadora de projetos literários para a Companhia das Letras e coordenadora pedagógica da escola Gastronomia Periférica.
Ingredientes:
Preparo:
Com as cascas da cebola e do alho, o louro, os talos e raízes das ervas, faça um caldo, coe e reserve. Aqueça a panela de barro, depois coloque o azeite de dendê e refogue as cebolas e o alho. Quando estiverem translúcidas, coloque o pimentão e refogue até murchar. Depois acrescente os tomates, as especiarias e refogue bem. Despeje o caldo e deixe ferver. Depois, entre com o leite de coco e deixe apurar por uns 2 minutinhos. Tempere com sal, pimenta do reino e prove para ver se está do seu gosto.
É hora de entrar com as ervas secas: a cebolinha, a salsinha. Agora, com o fogo bem baixo, adicione a farinha de mandioca aos poucos em forma de chuva, mexendo sempre com um fuet (batedor de mão) e depois uma colher de pau. Não deixe o pirão ficar grosso, para não grudar no fundo da panela e nem empelotar, e se necessário acrescente mais água quente e cozinhe por uns 5 minutos. Se perceber que tem pelotas... Desempelote com paciência. Junte o sumo do limão, a pimenta malagueta picadinha, acerte o sal, mexa e sirva. Vai muito bem de acompanhamento, mas a ideia é que você o prove como prato principal.
*Preparo dos quiabos: lavar, secar bem, cortar ao meio em sentido longitudinal com a faca bem sequinha para não sair baba. Cortar perto da hora de grelhar. Grelhar os quiabos em frigideira antiaderente bem quente; quando estiverem sequinhos, colocar o azeite e o alho picadinho pra grelhar tudo junto.
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 50 pequenas porções