17/11/2023 14:30
Convidamos o público a assistir ao episódio 02 da série História da Alimentação no Brasil - Verde Milho, Doce Milho. A exibição será seguida de uma aula show* com Angelita Gonzaga, que vai nos ensinar ao vivo como fazer uma Milhada. *Até 50 vagas serão distribuídas pela ordem de chegada. “Como Chef, a experiência com o milho tem sido muito gratificante. Sua versatilidade e suas diferentes espécies nos permitem criar muitos pratos, para além dos tradicionais. Contarei um pouco da jornada e da vivência que tenho a partir desse grão precioso que atravessa os séculos. Falarei também sobre as sementes crioulas, sua proteção e como o milho resgatou o nascimento de uma marca. Além disso, prepararemos um prato totalmente icônico e caipira, a Milhada.” Angelita Gonzaga ANGELITA GONZAGA Chef do Celeiro Arimbá, é conhecida por utilizar ingredientes tradicionais e valorizar a comida regional. Especializou-se principalmente na culinária do interior de São Paulo, resgatando a típica comida de raiz. O milho é base de vários de seus pratos. Esse grão tão versátil é hoje o principal ingrediente de suas pesquisas para sua marca OMilhóó.
Ingredientes:
Preparo:
Em uma panela grande junte o azeite e a manteiga da terra para fritar bem o bacon. Enquanto isso tempere o pernil com limão, alho, pimenta, salsinha e cominho. Quando o bacon estiver bem dourado, junte o pernil e deixe dourando de todos os lados. Em seguida, junte a cebola e na sequência, a linguiça. Refogue tudo por alguns minutos, para que todos os sabores se completem. Coloque o milho cozido*, o tomate pelado, as folhas de louro e deixe o cozido apurar por 30 minutos. Sirva em seguida.
*Preparo do Milho: 250gr de milho crioulo. Deixar de molho por uma noite e cozinhar com 70gr de carne de charque por 1h na panela de pressão. Se quiser usar o milho de canjica comum é só 30min de pressão.